Coja e o seu rio Alva ( Concelho de Arganil )


Coja e a sua Lenda

Reza a lenda que, em tempos, um Rei e uma Rainha, ainda jovens, partiram do palácio onde viviam para iniciarem uma viagem pelo reino.
Quando chegaram a Coja, ao depararem-se com as águas cristalinas do rio Alva e as suas verdejantes margens, repletas de salgueiros e amieiros, os reis ficaram profundamente encantados.
Face a este deslumbramento pelas inúmeras belezas naturais, decidiram ficar nesta localidade durante algum tempo. Mandaram então erguer um castelo para que se pudessem instalar e desfrutar de tudo aquilo que os seus olhos não se cansavam de contemplar.
Aqui se mantiveram, gozando de uma enorme felicidade, até que um dia as suas vidas tornaram-se ainda mais felizes, ao serem abençoados com o nascimento de uma linda menina. A princesinha foi crescendo, e, certo dia, os pais começaram a levá-la ao rio, no fundo do vale. No percurso, e mesmo no belo areal que o rio possuía, a menina ia sempre calçadinha, com uns finos sapatinhos.
Ao chegar perto do rio, a princesa descalçava-se, molhava os pés, e tomava o seu banho, após o qual regressava ao castelo já calçada.
Este hábito prolongou-se durante bastante tempo, facto pelo qual a praia ficou conhecida por "calçadinha".
A princesa aqui viveu toda a sua vida, sendo sempre muito estimada por toda a população.
Foi assim que ficou eternamente conhecida "Coja -Princesa do Alva".

0 comentários:

Seguidores do Blog

Visitas

Facebook